UM "IDEAL MODERNO" NAS ALAGOAS DE MÃOS PRETAS

Autores

  • Anderson Almeida Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p154-185

Palavras-chave:

Modernismo em Alagoas, Festa da Arte Nova, Arte moderna, População negra

Resumo

Este artigo tensiona a busca sobre a modernidade em Alagoas de 1928. Envereda-se sobre a Festa da Arte Nova, realizada naquele ano, que parecia ser o retrato de um estado que evoluía, mesmo tardiamente, para o futuro. A narrativa é construída a partir de três perspectivas: o ideal moderno em construção, os temas abordados pelos artistas e a população negra que se avultava na cidade de Maceió.

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Biografia do Autor

Anderson Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Artes Visuais: História, Teoria e Crítica da Arte (UFRGS) - Professor Substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Almeida, A. (2022). UM "IDEAL MODERNO" NAS ALAGOAS DE MÃOS PRETAS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 73, 154–185. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p154-185