Trauma, Cura, Comunidade: As Faces de Cristo em Amada, de Toni Morrison

Autores

  • José de Paiva dos Santos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p229-249

Palavras-chave:

Cristianismo, Literatura afroestadunidense, Morrison, Religião, Teologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise de Amada, de Toni Morrison, com foco especial nos elementos intertextuais bíblicos acerca de Jesus e seu ministério. Usando como pano de fundo as reflexões da teologia da libertação negra, argumenta que em Amada Morrison investe seus personagens de características cristológicas com o propósito principal de interrogar formas eurocêntricas de se fazer teologia, ou seja, um teologizar insensível aos anseios, necessidades e sofrimentos das comunidades negras afetadas pelo racismo e opressão fruto da supremacia branca. No romance, Morrison privilegia uma reflexão que abraça princípios, símbolos e elementos da fé cristã, mas que os coloca no contexto da espiritualidade e cultura das comunidades afrodescendentes. Assim, surge um teologizar mais contextual, que valoriza formas e expressões locais de se pensar a relação com a Alteridade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José de Paiva dos Santos, UFMG

Professor Associado de Literaturas de Lingua Inglesa na Faculdade de Letras da UFMG.

Referências

BATE, Nancy Berkowitz. Toni Morrison’s Beloved: Psalm and Sacrament. In STAVE, Shirley A. Toni Morrison and the Bible: Contested Intertextualities. New York: Peter Lang, 2006: p. 26-70.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. Nova edição revista e ampliada. 13ª reimpressão. Paulus: São Paulo, 2019.

CONE, James [1970]. A Black Theology of Liberation. 4th Edition. Tenth Printing. Maryknoll, New York: Orbis Books, 2010.

GATES Jr., Henry Louis. The Signifying Monkey: A theory of African-American Literary Criticism. New York: Oxford Univerity Press, 1988.

HOPKINS, Dwight N. Introducing Black Theology of Liberation. Maryknoll, New York: Orbis Books, 1999.

JESSEE, Sharon. The “Female Revealer” in Beloved, Jazz, and Paradise: Syncretic Spirituality in Toni Morrison’s Trilogy. In STAVE, Shirley A. Toni Morrison and the Bible: Contested Intertextualities. New York: Peter Lang, 2006: 129-158.

KRUMHOLZ, Linda. The Ghosts of Slavery: Historical Recovery in Toni Morrison’s Beloved. In ANDREWS, William L., MCKAY, Nelle. Toni Morrison’s Beloved: A Casebook. Eds. New York: Oxford University Press, 1999. P. 107-125.

LONG, Charles H. Significations. Philadelphia: Fortress Press, 1986.

MITCHELL, Carolyn A. “I love to Tell the Story”: Biblical Revisions in “Beloved”. Religion & Literature, vol. 23, n. 3 (Autumn, 1991), p. 27-42.

MORRISON, Toni. Amada. Trad. Evelyn Kay Massaro. São Paulo: Editora Best Seller, 1989.

REED, Roxanne R. The Restorative Power of Sound: A Case for Communal Catharsis in Toni Morrison’s Beloved. Journal of Feminist Studies in Religion, v. 23, n. 1 (Spring 2007): p. 55-71.

SMALLEY, Matthew. The Unchurched Preacher and the Circulated Sermon: Literary Preaching in Toni Morrison’s Beloved. MELUS: The Society for the Study of Multi-Ethnic Literature of the United States, v. 43, n. 2, (Summer 2018); p. 29-52.

TRACE, Jacqueline. Dark Goddesses: Theology in Morrison’s “Beloved”. Obsidian II, vol. 6, n. 3 (Winter 1991), p. 14-30.

ULLOA, Boris Agustín Nef; GRACIANI, Maria Regina Ribeiro. O Mistério Pascal de Cristo. Revista de Teologia e Ciências da Religião, v. 4, n. 1, dezembro/2014, p. 385-411.

WILLMORE, Gayraud S. Black Theology: Its Significance for Christian Mission Today. International Review of Mission, v. 63, n. 250 (April 1974): p. 214.

WILLMORE, Gayraud S. Black Religion and Black Radicalism. 3rd revised ed. Marykyknoll, NY: Orbis Books, 1998.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Santos, J. de P. dos. (2020). Trauma, Cura, Comunidade: As Faces de Cristo em Amada, de Toni Morrison. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(20), 229–249. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p229-249

Edição

Seção

Artigos Temáticos