A MODERNIDADE NA SYNTAXOLOGIA DA GRAMÁTICA ANALYTICA DE MAXIMINO MACIEL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA E A OITAVA EDIÇÕES

Autores

  • Leonor Lopes Fávero PUC-SP
  • Ivelaine de Jesus Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Resumo

RESUMO

A partir do pressuposto de que as produções gramaticais brasileiras do século XIX deixaram de ser influenciadas somente pela orientação da corrente geral e filosófica e passaram a ser influenciadas também pela orientação da corrente científica, no período em que emergia o processo de gramatização, Maximino de Araújo Maciel publicou, em 1887, a Grammatica Analytica. Embasado nos fundamentos teórico-metodológicos da História das Ideias linguísticas, este trabalho tem como objetivos desenvolver um estudo comparativo entre a Grammatica Analytica e a Grammatica Descriptiva, com a finalidade de apontar a “modernidade” presente, de acordo com o que o próprio gramático sugere no prólogo da sua obra e analisar a syntaxologia, considerando tais teorias. Com essa análise, pretendemos afirmar que a concepção de modernidade – que nesse período estava ligada ao método histórico-comparativo – se faz presente na gramática de Maximino Maciel, pois conseguimos identificar a fidelidade aos preceitos das “teorias modernas” utilizadas por ele. O cuidado com a forma, com as nomenclaturas, com os exemplos empregados, com as regras que caíram em desuso fez das Grammaticas Analytica e Descriptiva, referência no ramo de gramáticas brasileiras do século XIX.

Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas, Grammatica Analytica, Grammatica Descriptiva, Maximino Maciel, modernidade, syntaxologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivelaine de Jesus Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), bolsista CAPES. Possui mestrado em Língua Portuguesa pela mesma universidade e graduação em Letras. Editora gerente da Revista Verbum de pós-graduação. Atualmente, exerce a função de professora de língua portuguesa, literatura, produção e interpretação de textos. Revisora de textos. Graduada em Letras- Português pela Universidade Tiradentes - SE.

Membro do grupo de pesquisa História das idéias linguísticas (Brasil e Portugal) e identidade nacional (PUC-SP), sob a liderança da Profª Livre Docente Dr.ª Leonor Lopes Fávero.

Downloads

Publicado

2018-06-06