A TRANSMISSÃO CULTURAL, A COGNIÇÃO INTENCIONAL E O PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS AO LONGO DA HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

fake news. Cognição. Intencionalidade.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo, a partir de um breve panorama histórico sobre a origem das fake news apontada por Robert Darntan (2017), traçar uma reflexão sobre o aspecto da transmissão cultural apresentado por Tomasello (1999), para verificar a constituição do fenômeno das fake news, atualmente, e entender o significado intencional do uso modificado das ferramentas e das práticas sociais (simbólicas) inerentes ao processo de manipulação, compartilhamento e reprodução das notícias falsas. Nesse contexto, a partir da análise reflexiva proposta, foi possível constatar a utilização de novas ferramentas, modificando a relação entre os co-específicos no processo de manipulação, compartilhamento e reprodução de fake news.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Istárlet Kétile Santos Santos de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Estudos da Linguagem pela UFRPE, especialista em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas, pela FAFIRE-PE, e graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português, Espanhol e suas Literaturas) da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede/Recife (Conclusão em 2017). Investiga, atualmente, o fenômeno Fake News e seus desdobramentos em relação ao discurso, às redes sociais e às relações de poder, a partir das Análises de Discursos. Aprovada no Programa Intensivo da California State University (CSUN) para realizar o curso de DT&I - Design Thinking & Innovation (Executive Management), em julho de 2022.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Dossiê Fake News e a Corrosão da Crítica