PROJETOS DE ENSINO COM BASE EM TEXTOS ORAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p20-37

Palavras-chave:

Oralidade, Ensino de língua portuguesa, Projetos de ensino

Resumo

Este trabalho visa a propor três projetos, baseados em perspectivas de ensino a partir de textos orais, que contemplam a observação e a análise de textos orais, a retextualização e a variação linguística. A partir de propostas curriculares delineadas no Brasil, desde o século XIX, o trabalho com a oralidade consolida-se, atualmente, pela BNCC, como eixo estruturante das práticas de linguagem trabalhadas na escola: oralidade, leitura e escrita. Por isso, os gêneros orais contemplados pelos projetos propostos articulam-se a práticas de escrita e leitura, pois compreende-se a relação entre as três modalidades como fundamental para o reconhecimento das especificidades do texto falado e do texto escrito.

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Biografia do Autor

Estela Lia Teixeira Moreira Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Língua Portuguesa do Progama de Pós-Graduação da PUC - SP.

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Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos