A LEITURA E O SUJEITO LEITOR EM TEMPOS DE CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO

Autores

  • Noara Pedrosa Lacerda Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0001-8784-3673
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p162-177

Resumo

A prática leitora sob o viés da cibercultura é uma perspectiva que observa o sujeito leitor no ambiente de interação mais recorrente na sociedade digital contemporânea. Ler nos espaços das mídias digitais chama a atenção para outro padrão sobre as práticas de leitura e sobre os sujeitos leitores que têm se consolidado em virtude de uma concreta constituição da internet como praça mundial do povo, um lugar de alteridade e de fortuita relação com sujeitos de todas as idades e classes sociais. A relação de alteridade entre os sujeitos, os objetos de sentido na arte, na vida e, por isso, na sociedade é aspecto importante para alargar a concepção da leitura na própria sala de aula. As principais bases teóricas que subsidiam esta reflexão  são  advindas  da  Teoria  Dialógica  da  Linguagem,  com contribuições  de  Bakhtin  (1998/2010/2011), Geraldi (2012/2013), e Soares (2002), Lemos (2004/2016), Lèvy (1999), além de outros estudiosos.

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Biografia do Autor

Noara Pedrosa Lacerda, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCAR).

Pós-dourado em andamento pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PPGLE).

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba-PROLING/UFPB.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande–PPGLE/UFCG

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Publicado

2023-05-13