LITERATURA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO CONTO “GESSO”, DE JARID ARRAES

Autores

  • Nágela Luila Ferreira Moura Universidade Regional do Cariri
  • Francisco de Freite Leite Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p343-357

Resumo

No presente artigo, analisa-se o conto “Gesso”, escrito por Jarid Arraes (2019), a partir de uma compreensão atualizada sobre o conceito de gênero inserido na literatura. O conto compõe o livro Redemoinho em dia quente, que foi finalista do prêmio Jabuti em 2020. Esta análise se dá a partir de um direcionamento teórico dos postulados do Círculo de Bakhtin acerca de elementos linguísticos e extralinguísticos constitutivos da natureza discursiva do conto. A metodologia consiste na interpretação das relações dialógicas instauradas e, consequentemente, da produção e dos efeitos sentidos do enunciado. Espera-se trazer alguma contribuição para a área de estudos da linguagem discursiva, no sentido de mostrar como se relacionam os elementos linguísticos e extralinguísticos na produção dos efeitos de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nágela Luila Ferreira Moura, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Letras (PPGL/URCA) junto ao projeto de pesquisa Linguística do discurso, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Freitas Leite. Aluna, pesquisadora do grupo de pesquisa Dialogismo e Linguística - DIALIN, liderada pelo Prof. Dr. Francisco de Freitas Leite. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana, também pela referida instituição (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela URCA (2015). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (2011). Participou do curso de Literatura Cearense, pela Universidade Federal do Ceará LINGUÍSTICA, LITERATURA E EDUCAÇÃO (2020). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Redação dos anos finais e ensino médio na instituição de ensino Colégio Êxito do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Possui vasta experiência com correções de redações.

Francisco de Freite Leite, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PPGL-UFC (2015) na linha de pesquisa de Linguística Aplicada. Atualmente é professor adjunto M do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri-URCA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico) da mesma IES, onde coordena o projeto de pesquisa: Linguística do discurso, que é ligado à linha de pesquisa: Língua, discurso e identidades; é líder do grupo de pesquisa: Dialogismo e Linguística - DIALIN (que é ligado ao Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária - NETLLI), onde é orientador da linha de pesquisa: Estudos linguísticos em perspectiva discursiva; é membro do conselho editorial da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes A4) e da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes B2); foi docente orientador do núcleo de Língua portuguesa da Residência Pedagógica (URCA) na primeira edição (2018-2020), na segunda edição (2020-2022) e é também atualmente na terceira edição (2022-2024). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa, poesia brasileira e teoria/análise dialógica do discurso.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, v. 2, 1985.

APEXBRASIL. Pensar no coletivo me encoraja na literatura. 2019. Disponível em: https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/jarid-arraes-pensar-no-coletivo-me-encoraja-na-literatura/. Acesso em: 25 mar 2024.

ARRAES, Jarid. Gesso. In: Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019. p. 123-127.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016. p. 11-69.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v. I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro:

CESÁRIO, Luciano. Com 16 casos, Ceará tem quase um feminicídio por semana em 2023. O Povo, Ceará, abr. 2023. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2023/04/30/com-16-casos-ceara-tem-quase-um-feminicidio-por-semana-em-2023.html. Acesso em: 20 maio 2023.

EVARISTO, Conceição. Escritora Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural: depoimento. [Entrevista cedida a] Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves. TVBRASIL, São Paulo, jun. 2017. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xn2gj1hGsoo. Acesso em: 22 maio 2023.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

HOOKS, Bell. Ensinando a Trangredir – A educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2017.

LAURETIS, Teresa de. The Tecnology of Gender. In: The Tecnologies of Gender. Indiana: Indiana University Press, 1987. p. 206-241.

LEITE, Francisco de Freitas. Inscrições em latim sob uma abordagem dialógica: um estudo no contexto do Cariri cearense. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, 2014.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievich. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

SCHOLZE, Lia. A mulher na literatura: gênero e representação. In: DUARTE, Constância Lima; DE ASSIS (org.). Gênero e representação na literatura brasileira. Belo Horizonte: UFMG Faculdade de Letras Programa de Pós-graduação em Letras e Estudos Literários, 2002. p. 174-182.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nicolaievitch. A construção da enunciação. In: VOLOCHÍNOV, Valentin Nicolaievitch. A Construção da enunciação e outros ensaios. Organização, Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. Edição e Supervisão da Tradução por Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013a. p. 157-188.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nicolaievitch. A palavra na vida e a palavra na poesia introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, Valentin Nicolaievitch. A Construção da enunciação e outros ensaios. Organização, Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. Edição e Supervisão da Tradução por Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013b. p. 71-100.

VOLÓCHINOV, Valentin Nicolaievitch. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do russo por Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-19