O desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão por inadimplemento do usuário como critério objetivo e legitimador da interrupção do serviço público à luz dos princípios do Estado Constitucional de Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v0i2.53486

Palavras-chave:

Direito, Serviço Público, Princípio da Continuidade, Interrupção, Inadimplemento do usuário

Resumo

A presente tese de doutoramento foi divida em três partes: Parte I – Serviço Público; Parte II – Continuidade do Serviço Público; e, Parte III –  Critério Legitimador da Interrupção do Serviço Público. Na parte inicial, abordamos os fundamentos constitucionais e infraconstitucionais do instituto serviço público e trouxemos as principais definições trazidas pela doutrina administrativista, além da nossa proposta de conceituação. Demonstramos ainda o regime jurídico de direito público e a importância da Escola Francesa de Direito para a construção da noção de serviço público. Na segunda parte desta tese entraremos no enfrentamento de um ponto de extrema relevância, o princípio da continuidade do serviço público. Para tanto, abordamos as noções de consumidor e de usuário do serviço público, bem como as diferenças principais entre tarifas e taxas no tocante à espécie de contraprestação pecuniária remuneratória dos serviços públicos. Traremos à colação a visão da doutrina nacional contemporânea sobre a possibilidade ou não da interrupção do serviço público em razão do inadimplemento do usuário, bem como a posição dominante e as exceções na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. A parte derradeira desta tese será elaborada com o intuito de construir aquilo que defendemos como sendo um critério objetivo e legitimador da interrupção do serviço público em razão do inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade, conforme determina a Lei Geral de Concessões e Permissões dos Serviços Públicos e à luz dos Princípios Constitucionais do Estado Democrático de Direito.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Bolzan de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP

Professor dos cursos preparatórios para concurso público nas disciplinas de Direito Administrativo e Direito do Consumidor da Rede de Ensino Telepresencial Luiz Flávio Gomes (LFG), CPJUR, Meu Curso e Estratégia. Professor da Pós-graduação da Escola Paulista de Direito-EPD. Professor da Pós-graduação da PUC-SP COGEAE em Direito Administrativo. Professor da Pós-graduação da Escola Paulista de Direito ESA/OAB-SP. Especialista em Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Processos Coletivos pela ESA/OAB-SP. Especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP. Mestre em Constitucional pela PUC-SP, sob orientação do Prof. Dr. André Ramos Tavares. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, sob orientação do Prof. Dr. Vidal Serrano Nunes Jr. Advogado militante nas áreas consultiva e contenciosa e Sócio fundador do Escritório de Advocacia "Bolzan de Almeida e Franzin Hüneke Advogados". Ex-Procurador efetivo do Município de Mauá/SP.

Downloads

Publicado

2021-06-30