Realizando uma atividade lúdica/matemática com o uso do GeoGebra discutida à luz da Teoria da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p129-150Palabras clave:
GeoGebra, Teoria da Atividade, TangramResumen
O presente artigo é uma introdução a uma pesquisa de mestrado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, em fase de construção, sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn-UESB). Trazemos a discussão de uma atividade matemática: a construção de uma das figuras que podem ser formadas com as peças do Tangram, usando as opções de isometria no plano do GeoGebra. Inicialmente, faremos uma abordagem a respeito da Teoria da Atividade de Engeström (TA). A seguir, realizaremos uma breve exploração do GeoGebra, usando opções de isometrias no plano. Depois, construiremos a figura e a analisaremos, com base numa discussão à luz da TA, observando o grau de dificuldade envolvido nesse processo, bem como discutiremos o pensamento matemático envolvido nessa forma de construção não usual. Nas considerações finais, abordaremos como a TA permeará a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa em construção.Descargas
Métricas
Citas
BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
ENGESTRÖM, Y. (2001). Último acesso em 09/07/2020.
ENGESTRÖM, Y. Activity Theory and expansive design. Theories and practices of interation design, 2006.
ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: ten years after. 1999. Disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso em 09/07/2020.
ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. 1987 (Helsinki, Orienta-Konsultit). Versão online, disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso 09/07/2020.
ENGESTRÖM, Y; SANNINO, A. Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, v. 5, 2010.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIMA, Elon Lages. Isometrias. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PICCOLO. M.G. Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicologia e Sociedade. 2012
RIBEIRO, Elizete Maria Possamai et al. Sequência didática: Tangram. Sombrio: IFC, 2012.
SILVA, M. D. F et. tal. Atividades Matemáticas com o GeoGebra. (E-book. Orgs. SILVA, Maria Deusa F & ARAÚJO, Taiane. R. O). Amazon, 2018., n.p.n.
SILVA, M. D. F GeoGebra Materiais. Disponível em: <https://www.geogebra.org/m/apMUMZ7M>. Acesso em: 11/07/2020.
SOUSA, J.; PATARO, P. M. Vontade de saber matemática. São Paulo: Editora FTD, 2014.
SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Rio Claro, 2013a.
SOUTO, D. L. P; BORBA, M.C. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres Humanos: uma troca de papéis? Relime, Vol. 19 (2), Júlio de 2016.
VYGOTSKY, L. Mind em Society. MA: Harvard University Press, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.
10.23925