GeoGebrando no mundo das Funções do Segundo Grau

Recurso Educacional Digital gamificado no GeoGebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p165-180

Palabras clave:

GeoGebra, Gamificação, Tecnologias da Educação

Resumen

Este artículo describe el desarrollo, prueba y aplicación de un Recurso Educativo Digital (RED) gamificado en el software GeoGebra, destinado a la enseñanza de Funciones Cuadráticas. La investigación, de enfoque cualitativo, se dividió en tres fases. La primera involucró la planificación y desarrollo del RED, basado en la Metodología para el Desarrollo de Objetos de Aprendizaje (MDA). En la segunda fase, se utilizó la metodología de Diseño Experimental para implementar y probar el recurso. En la tercera fase, se aplicó el análisis del Modelo de Campos Semánticos (MCS) para comprender los significados generados por los estudiantes. El RED se aplicó con estudiantes de primer año de secundaria, y los resultados mostraron que la Gamificación combinada con GeoGebra aumentó la dinamismo e interactividad, promoviendo el protagonismo del estudiante y facilitando la visualización gráfica de los conceptos.

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Biografía del autor/a

Iasmim Henrique Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2024, Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil (2023) - Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Docência na Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática no Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2021)- Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2016)- Interessada pelas áreas de Gamificação, Tecnologias na Educação Matemática e Inteligência Artificial na Educação (IA).

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados (1998) e Bacharelado em Informática (2001) pela Universidade do Contestado (UnC), Especialização em Formação em Educação a Distância (2002) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Processamento de Dados (2000) pela UnC e, em Educação a Distância (2000) pelo IPAE, Mestrado em Ciências da Computação (2002) e Doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, na qual atua também como Coordenadora. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação, Educação a Distância (EAD), Educação Híbrida, Objetos de Aprendizagem (OA) e Inteligência Artificial (IA) na Educação.

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Publicado

2025-06-08

Cómo citar

Dias, I. H., & Scortegagna, L. (2025). GeoGebrando no mundo das Funções do Segundo Grau: Recurso Educacional Digital gamificado no GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 14(1), 165–180. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p165-180

Número

Sección

Artigos