O Interesse do Homem Democrático Pelas Ideias Gerais a Luz do Pensamento De Alexis de Tocqueville

Auteurs

  • Paula Gabriela Mendes Lima UFMG

DOI :

https://doi.org/10.23925/poliética.v7i2.46701

Mots-clés :

Homem Democrático, Interesse, Ideias Gerais, Servidão, Massa

Résumé

Este artigo busca compreender um aspecto da condição do homo democraticus apresentado por Alexis de Tocqueville em A Democracia da América – Livro II. Especificamente, quer-se apreender o paradoxo democrático referente ao fato dos homens democráticos buscarem a independência do pensamento, mas viverem um constante não pensar. O autor argumenta que esses homem aderem sem discutir à ideias gerais, pois elas os dispensam de estudar casos particulares e esses homens estão mais preocupados com o bem-estar material do que com as atividades do pensamento. Tocqueville apresenta o interesse do homem democrático pelas ideias gerais e afirma que há nisso duas consequências importantes para o estado social democrático: a possibilidade de uma nova forma de servidão moderna e a construção de uma sociedade de massa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Paula Gabriela Mendes Lima, UFMG

Pós-doutoranda da linha de pesquisa de Filosofia Política no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Doutora em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Atualmente é , também, Consultora em Direito Constitucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (servidora pública efetiva).

Téléchargements

Publiée

2019-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos