Envelhecimento e telemedicina: desafios e possibilidades no cuidado ao idoso

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56834

Résumé

O Brasil vive um período de envelhecimento acelerado que exige um pensar acerca deste processo que considere o idoso e sua subjetividade. O envelhecimento populacional determina a necessidade humana, social e econômica de cuidar da saúde dos idosos e promover autonomia e independência. A telemedicina é um meio que está em franco desenvolvimento, que pode ser um instrumento para ampliar o acesso universal à saúde de qualidade e relevante para as necessidades das pessoas idosas. A pandemia da Covid-19 facilitou o emprego da telemedicina e a perspectiva futura é o amadurecimento do que sejam boas práticas para o atendimento em saúde no ambiente digital e da regulamentação, com equilíbrio entre requisitos técnicos, jurídicos e a necessidade da inclusão e da promoção do acesso à assistência em saúde. Neste ensaio, colocamos em diálogo uma filosofia da saúde, amparada na sociologia, e a medicina que pretende um cuidado mais abrangente aos idosos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Lara Miguel Quirino Araújo, UNIFESP

Doutora e mestra em Ciências pela Unifesp, especialista em Geriatria e Gerontologia, graduada em Medicina. Docente adjunto da Disciplina de Geriatria - – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Luciano Vieira de Araújo, USP

Doutor em Bioinformática pela USP, mestre em Banco de Dados, graduado em Ciências da Computação. Livre-docente em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH – USP.

Téléchargements

Publiée

2021-12-17

Numéro

Rubrique

Artigos