O O Ensino em Saúde e a Filosofia

Especificidades e Perspectivas da Filosofia da Saúde

Autores

  • Isabela Alline Oliveira UNIFESP
  • Viviane Cristina Cândido UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i2.68283

Resumo

Pretende-se propor uma reflexão sobre o ensino em saúde e a filosofia, para pensarmos acerca da especificidade e das perspectivas de uma Filosofia da Saúde, enquanto um campo de conhecimento de caráter transdisciplinar, em que os conceitos, reflexões e temas da filosofia conformam um arcabouço teórico de interlocução com a área da saúde, tanto no que concerne aos fundamentos epistemológicos das ciências desta área, quanto às suas práticas, considerando a pesquisa, a bioética, o cuidado e a assistência em saúde. Para realização deste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica, que considerou os estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Saúde (GEFS), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundado em 2018, no âmbito da Escola Paulista de Medicina.

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Biografia do Autor

Isabela Alline Oliveira, UNIFESP

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Saúde - UNIFESP/CNPq – UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Docente da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

2024-09-11