Estudos decoloniais e a educação inclusiva

uma solução possível no desafio das estruturas de poder nas práticas educacionais

Autores

  • Renata Maranhão Caldas UFMA
  • Cristiane Navarrete Tolomei UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69285

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudos decoloniais, Pedagogia decolonial, Práticas educativas

Resumo

Este texto propõe refletir metodologias inovadoras que contemplem os estudos decoloniais como uma práxis de oposição ao sistema-mundo moderno/colonial na educação inclusiva. Para isso, verificamos como uma ontologia centralizadora invisibiliza e subalterniza pessoas com deficiência, resultando em um modelo social capacitista e excludente na educação inclusiva no Brasil. Diante disso, discorremos sobre as implicações da colonialidade no domínio da educação inclusiva para, em seguida, a partir de uma perspectiva  decolonial, apresentar os elementos que circundam uma pedagogia decolonial para promover uma educação inclusiva, especialmente, no que diz respeito à educação e inclusão das  pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Maranhão Caldas, UFMA

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de São Luís (2014), Maranhão, Brasil; Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil; Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil; Graduanda em Linguagens pela Faculdade Sesi de Educação – FASESP/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil; Membra do Grupo de Pesquisa Marginalia Decolonial (CNPq).

Cristiane Navarrete Tolomei, UFMA

Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo - EFLCH/UNIFESP/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA/MA, São Luís, Maranhão, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 2 (Chamada CNPq N 09/2022). Líder do Grupo de Pesquisa Marginalia Decolonial (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-11-30