Interdisciplinaridade e Interculturalidade

desafios e potencialidades na prática pedagógica

Autores

  • Jessica Patricia Carvalho Garcia UFMA
  • Arkley Marques Bandeira UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.69286

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Interculturalidade, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância da interculturalidade e da interdisciplinaridade no contexto educacional, e apresentar a análise das percepções dos professores de uma escola pública de São Luís (MA), sobre suas potencialidades e desafios na prática pedagógica. Discutiremos como essas práticas respondem à diversidade cultural e aos desafios do conhecimento hegemônico, a partir de contribuições teóricas de Japiassu (1994; 2016), Ivani Fazenda (2011) e Vera Candau (2006; 2012; 2016). Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade e interculturalidade, os educadores enfrentam barreiras significativas, como a rigidez curricular e a falta de tempo para planejamento. Essas dificuldades comprometem a efetividade das práticas, que se revelam essenciais para descolonizar o currículo e promover uma educação de qualidade, especialmente diante da pressão do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Jessica Patricia Carvalho Garcia, UFMA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultural e Sociedade - Pgcult/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil

Arkley Marques Bandeira, UFMA

Professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil. arkley.bandeira@ufma.br

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Publicado

2024-11-30