El acoso moral en las relaciones de trabajo
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v15i3.62751Palabras clave:
Acoso, Clima organizacional, ProfesionalResumen
El bullying es un tema recurrente en los ambientes organizacionales, que puede afectar directamente al individuo objeto de esta práctica. Este estudio tuvo como objetivo identificar cómo el bullying impacta el clima organizacional. En cuanto a los aspectos metodológicos, la investigación se caracterizó como de campo, cuantitativa, descriptiva, realizada con líderes y colaboradores de la ciudad de Unaí-MG, a través de cuestionarios. Se analizaron 43 cuestionarios. En cuanto a los principales impactos en el clima organizacional, se evidenció que los impactos más citados fueron el desarrollo de ansiedad y desconfianza entre los empleados, caída de la productividad, rotación de empleados, pérdida de talento y aparición de conflictos internos.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
COELHO, G. A. Cultura Organizacional como Vantagem Competitiva: Uma análise dos artigos publicados na Revista Hsm Management de 2000 a 2005. 62. p. Monografia (Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial) – Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) Londrina (PR), 2006.
DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas. Rio De Janeiro: Grupo GEN, 2017.
FERREIRA, P. I. Série MBA - Gestão de Pessoas - Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2013.
FREITAS, M. E. de; HELOAN, R.; BARRETO, M. Assédio Moral no Trabalho - Coleção Debates em Administração. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. Rio de Janeiro. Grupo GEN, 2021.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MOREIRA, E. G. Clima Organizacional. Curitiba: IESDE, 2012.
OLIVEIRA, L. Y. M.; OLIVEIRA, P. R B.; SAWITZKI, R.; et al. Gestão de pessoas. Porto Alegre: Grupo A, 2018.
PAMPLONA FILHO, R. M. V.; SANTOS, C. M. P. G. dos. Assédio moral organizacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2020
RIBEIRO, A. de L. Gestão de Pessoas - 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Carreiras e Pessoas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).