As Escolas e o racismo

Identidades e percepções de estudantes do ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2675-8253.2022v3n1A2

Mots-clés :

racismo, escolas, identidade, desigualdades, interseccionalidade.

Résumé

A partir de uma ferramenta de análise interseccional no modelo de questionário, este artigo traz a luz uma das nuances dos dados coletados: a percepção do racismo dentro das escolas de ensino médio. Além disso, busca-se apresentar como a criação das identidades e desigualdades estão imbricadas no estudo do racismo. Serão apresentados pressupostos históricos acerca do racismo e da educação, já que nosso país era dotado de uma legislação que pressupunha uma educação higienista e eugênica. Por fim, serão expostos os dados sobre racismo do questionário intitulado “Análise interseccional da violência escolar: percepções e comportamentos de estudantes no Ensino Médio”.

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Publié-e

2022-09-29

Comment citer

Borri de Oliveira, J. V. (2022). As Escolas e o racismo: Identidades e percepções de estudantes do ensino médio. Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.23925/2675-8253.2022v3n1A2

Numéro

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Artigos