Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?
Mots-clés :
Leitura, Gêneros discursivos multimodais, Livros didáticosRésumé
Neste texto, abordamos alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual. Procuramos observar o trabalho desenvolvido com os gêneros que aliam as linguagens verbal e visual, presentes nas atividades de leitura de duas coletâneas de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Nosso objetivo foi compreender em que medida as atividades colaboram para o desenvolvimento de capacidades leitoras requeridas para as especificidades desses gêneros. Para tal, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio-histórica do Círculo de Bakhtin, aliados a fundamentos da Semiótica Social para a compreensão da multimodalidade. A análise dos dados revelou que a incidência dos gêneros multimodais nas duas coletâneas estudadas é pouco representativa. O tratamento didático em atividades de leitura não favorece a mobilização de capacidades leitoras específicas para esses gêneros e pouco contribui para a formação do letramento visual dos alunos.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Metrics
Chargements des mesures ...
Téléchargements
Publié-e
2012-11-30
Comment citer
Moreira da Costa, E. P., & Paes de Barros, C. G. (2012). Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 38–56 / Eng. 38. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10605
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.