A clínica e a construção dos lugares de fala e de escuta

Auteurs

  • Kwame Yonatan Poli dos Santos Doutorando em Psicologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC -SP
  • Fernando Silva Teixeira-Filho Professor Adjunto em Psicologia do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP, Campus de Assis.

Mots-clés :

Clínica psicanalítica, lugar de fala, lugar de escuta,

Résumé

Inspirados no filme “Um skinhead no divã ”, refletiremos sobre a clínica e os conceitos de lugar de fala e lugar de escuta. A partir da análise das contradições e tensões presentes no filme, tentaremos refletir sobre as especificidades clínicas do atendimento de populações que sofreram violências estruturais: racismos, machismos e LGBTfobias. Além disso, traremos para o campo da problematização a construção de um lugar de escuta analítico em diálogo com a noção de “lugar de fala” .

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Kwame Yonatan Poli dos Santos, Doutorando em Psicologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC -SP

Psicólogo formado na Universidade Estadual Paulista - campus de Assis com mestrado na mesma instituição na área de Psicologia e Sociedade. Participou de pesquisas acadêmicas na área Atenção Básica e Atenção Psicossocial .Possui três livros publicados. Em 2018, ganhou o prêmio "Jonathas Salathiel", promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, por seu artigo na área de Psicologia e Relações Raciais. Tem experiência profissional na área da Assistência Social, atuando como psicólogo no Centro de Referência da Assistência Social e no Serviço de Medida Socioeducativa - regime aberto. Compõe o coletivo Margens Clínicas, grupo de psicanalistas e psicólogos que atuam no enfrentamento à violência de Estado. Foi supervisor institucional pelo coletivo Margens Clínicas de um grupo transdisciplinar (com profissionais do Sus e do Suas) em um projeto do Centro Estudos de Reparação Psíquicas, financiado pelo Newton Fund. Atende na clínica há quase 10 anos, trabalhando prioritariamente com a população vítima da Violência de Estado. Atualmente, cursa o doutorado no Núcleo de Subjetividade do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC-SP.

Fernando Silva Teixeira-Filho, Professor Adjunto em Psicologia do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP, Campus de Assis.

Licenciado e formado em Psicologia pela Universidade Paulista (1989); Mestre (1993) e Doutor (2000) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre-Docente (2013) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é professor adjunto (nível I) na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho, em Assis, SP, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: processos de estigmatização; produção da violência; diversidades sexuais; educação de professores; homoparentalidade; homoconjugalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicologia e Estudos de Gênero; Psicologia e Teoria Queer; Minimização da homofobia, promoção da cidadania e direitos humanos.

Téléchargements

Publiée

2020-09-25

Comment citer

Poli dos Santos, K. Y., & Teixeira-Filho, F. S. (2020). A clínica e a construção dos lugares de fala e de escuta. Cadernos De Subjetividade, 1(21), 15–22. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/cadernossubjetividade/article/view/44744