O CONTRADITÓRIO DOS IDEÁRIOS GESTADOS PELAS PROVÍNCIAS BRASILIANAS NA FORMAÇÃO PRÉCONSTITUCIONAL DO BRASIL (1820-1821)

Authors

  • Renato Maklouf Calache Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abstract

Entre os anos de 1820 e 1821, diversas propostas sobre a configuração do governo, em debate na Península Ibérica, repercutiram nas diferentes regiões do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Uma delas foi à vigência da Constituição de Cádis no reino espanhol, cujo ideário impactou tanto o governo português quanto as expectativas de algumas províncias brasilianas pela vigência de uma constituição. Nessa toada, buscou-se compreender os nuances dessa fase pré-constitucional no Reino do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Renato Maklouf Calache, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso História (TCC) | 23 a 27. Nov. 2020. Sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira.

Published

2022-01-14

How to Cite

Calache, R. M. . (2022). O CONTRADITÓRIO DOS IDEÁRIOS GESTADOS PELAS PROVÍNCIAS BRASILIANAS NA FORMAÇÃO PRÉCONSTITUCIONAL DO BRASIL (1820-1821). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (26a), 36–40. Retrieved from https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57054