Rita Lee

Trajectory, resistance and censorship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73060

Keywords:

Rita Lee, Civil-Military Dictatorship, Censorship, History and Music

Abstract

Rita Lee stood out as a composer, instrumentalist, singer, and writer, achieving great popularity. The study traces her trajectory, emphasizing the period of the military dictatorship, her imprisonment in 1976, and the censorship of her work. Her lyrics were banned for addressing morality, sexuality, the female body, and freedom. The research adopts a historical and musical perspective, analyzing her production in rock and tropicalismo. It is based on authors such as Lima (2020), Matos (1997), Paranhos (2019), and Napolitano (2001e 2002). Structured into three units, the study examines her relationship with censorship, analytical strategies, and research paths.

 

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Author Biographies

Giseleda Silva Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Ibirapuera (2008), graduação em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2012), em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2022) e Geografia pela Faculdades Integradas Campos Salles (2025), especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), em Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (2022) e em As Áfricas e suas Diásporas (2025). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista Capes (2018). Atualmente é doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista CNPq e professora efetiva de História e Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio no Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, Língua Portuguesa e editoração.

Maria Izilda Santos de Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991), Livre docência (2016), pós doutorado Université Lumiere Lyon 2/França (1997), atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Convidada da Universidade CaFoscara/Veneza/Itália (2023). Participou de vários outros projetos de pesquisa, é pesquisadora 1 A do CNPq. Em 1994 recebeu o prêmio SESI-CNI de Teses Universitárias, com o trabalho Trama e Poder, em que estuda as indústrias paulistas, entre 1890-1934. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, música, cidade, gênero, história das mulheres. Entre suas obras destacam-se: Melodia e Sintonia: o masculino, o feminino e suas relações em Lupicínio Rodrigues. Bertrand Brasil, 1999. Dolores Duran: Experi ências Boêmias em Copacabana nos anos 50. Bertrand Brasil, 2002. O imaginário em debate, Olho d'água, 1998. A Cidade em debate. Olho D'água, 1999. Meu lar é o botequim, , Cia Editora Nacional, 2.ed., 2002. Cotidiano e Cultura: história, cidade e trabalho, EManuscrito, 3.ed. 2019. A cidade, a noite e o cronista: São Paulo de Adoniran Barbosa. EDUSC, 2008. Portugueses: deslocamentos, experiências e cotidiano SP séculos XIX e XX. EDUSC, 2013.Gênero, terceiro setor e desenvolvimento: Quebradeiras - uma luta pela preservação do meio ambiente e cultura dos babaçuais; Gênero e imigração: mulheres portugueses em foco. Emanuscrito, 2017. Corpos e Emoções, Emanuscrito, 2018. Por uma história do sorriso, Hucitec, 2018.

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Published

2025-08-25

How to Cite

Souza, G. S. ., & Santos de Matos, M. I. (2025). Rita Lee: Trajectory, resistance and censorship. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e73060. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73060