ENTRE ARCHÉTYPE, PEUR ET RÉALITÉ:

MÉTHODOLOGIE ICONOGRAPHIQUE DANS L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098

Mots-clés :

Enseignement de l'histoire, Image, Photo, Salle de classe

Résumé

Les professeurs d'histoire peuvent toujours utiliser diverses sources pour enrichir leurs cours, comme l'utilisation d'images et de photographies, qui contribuent à animer l'environnement scolaire. De plus, les collections iconographiques constituent un support important pour révéler des projets, des conflits et des valeurs, permettant de comprendre les mécanismes de construction de la mémoire collective d'une société donnée. Apprendre à lire et à interpréter des images peut donc nous offrir des pistes pour enseigner l'histoire et mieux comprendre le monde dans lequel nous vivons. Cet article présente d'importantes références théoriques et des suggestions d'activités à réaliser en classe afin d'aider les enseignants à gérer le processus d'enseignement-apprentissage de l'histoire dans l'enseignement fondamental. Nous avons divisé le texte en deux parties : la théorie (une brève historiographie iconographique) et l'enseignement de l'histoire (des pratiques pédagogiques efficaces).

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Bibliographies de l'auteur-e

José Luiz Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2024-), mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2023), especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020), em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Sociologia, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), em Coordenação Pedagógica e Planejamento, pela Faculdade Book Play, FBP (2024), licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012). Pesquisador no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq), estudante no grupo de pesquisa Política, Autonomia e Heterogeneidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq), e Associado da Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE, e professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, Teoria da História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Decolonialidade, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo. 

Raphael Guazzelli Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto do departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do GPAH/UFPE e membro dos grupos de pesquisa GEPEF/UNESP e GEPIFHRI/UFPE. Tem experiência na área de Filosofia, História e Educação, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia da História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biopolítica, Pós-Estruturalismo, Teoria e metodologia da História e das Ciências Humanas, Neo-marxismo italiano e Crítica do Neoliberalismo. Autores de referência: Agamben, Foucault, Negri, Laval, Dardot, Berardi, Virno.

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Publié-e

2025-07-23

Comment citer

Xavier Filho, J. L., & Valerio, R. G. (2025). ENTRE ARCHÉTYPE, PEUR ET RÉALITÉ: : MÉTHODOLOGIE ICONOGRAPHIQUE DANS L’ENSEIGNEMENT DE L’HISTOIRE. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72098. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72098