Hieronymus Bosch e análise das imagens

Composição, relação e iconologia

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e71406

Parole chiave:

Hieronymus Bosch, Análise de imagem, Imagem-objeto, Imagens compostas, Iconologia

Abstract

Este artigo analisa as representações visuais nas obras de Hieronymus Bosch, com foco em sua complexidade simbólica e na multiplicidade de sentidos que suas imagens evocam. O objetivo é demonstrar como diferentes abordagens metodológicas, como imagem-objeto, imagens compostas e iconologia, podem ser aplicadas à leitura de suas obras. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Baschet (1996; 2015), Schmitt (2007) e Warburg. Os resultados indicam que as imagens de Bosch operam não apenas como representações visuais, mas como construções simbólicas profundamente enraizadas nas tensões culturais, religiosas e sociais do século XV. A análise mostra que seus elementos visuais, ao se relacionarem de forma integrada, criam narrativas ambíguas que desafiam interpretações unívocas. Conclui-se que, ao articular essas ferramentas metodológicas, é possível acessar camadas mais profundas de sentido nas obras de Bosch, compreendendo-as como dispositivos visuais de crítica, memória e imaginação coletiva.

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Biografia autore

Laura Beatriz Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda (2023) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa "Cultura e Sistemas Simbólicos" com a tese em desenvolvimento "O Feminino em Hieronymus Bosch". Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022) na linha de pesquisa "Imaginário e Poder" com o título da dissertação "O Sagrado e o Profano em Hieronymus Bosch". Pós- Graduada em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá (2019) com a pesquisa desenvolvida "Renascimento Cultural, Artístico e Historiográfico do século XV". Arquiteta Urbanista (2018) pela Universidade Paulista. É Licenciada em História também pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022) com a monografia apresentada intitulada "As Representações de Gênero nas obras "O Jardim das Delícias Terrenas" e "O Juízo Final" de Hieronymus Bosch". Possui cursos na área de Arquitetura e Urbanismo e História da Arte. Investiga temas relacionados as áreas de História e História da Arte com ênfase no século XV. 

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Pubblicato

2025-06-20

Come citare

Oliveira, L. B. A. de. (2025). Hieronymus Bosch e análise das imagens: Composição, relação e iconologia. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e71406. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e71406