Os Brasis de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas da literatura ao cinema

Autores

  • Ailton da Costa Silva Junior Centro Universitário CESMAC

Palavras-chave:

Vidas Secas, Nelson Pereira dos Santos, Graciliano Ramos, Literatura, Cinema.

Resumo

Este artigo analisa alguns dos diferentes aspectos que vieram a despertar no cineasta paulistano Nelson Pereira dos Santos o interesse pela obra literária de Graciliano Ramos, tendo-o permitido refletir sobre a região nordeste para a elaboração de seu longa-metragem Vidas Secas (1963). Procura-se, portanto, evidenciar alguns aspectos de criação da película, bem como o diálogo entre a literatura regionalista de 1930 e o Cinema Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailton da Costa Silva Junior, Centro Universitário CESMAC

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Educacional de Araucária - FACEAR (2011) e Graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Atualmente leciona as disciplinas de História do Direito e Sociologia das Instituições Jurídicas no curso de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão em Palmeira dos Índios-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cinema, memória, ciências sociais, sociologia jurídica e história do direito.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Silva Junior, A. da C. (2016). Os Brasis de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas da literatura ao cinema. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (15). Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26230

Edição

Seção

Artigos