Acesso à arte por trabalhadoras terceirizadas de limpeza no Masp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71706

Palavras-chave:

Acesso à arte, Acesso ao lazer, Trabalhadoras de museu, Masp

Resumo

O trabalho busca investigar como trabalhadoras terceirizadas que realizam a limpeza do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, relacionam-se com as obras de arte ali expostas. A fim de entender quais são as formas de apreensão das obras de arte por essas mulheres, optou-se pela metodologia da história oral temática. Três entrevistas foram realizadas, abordando questões relacionadas, principalmente, a rotina, trabalho, família, tarefas domésticas e práticas culturais. O referencial teórico apoia-se em conceitos de Pierre Bourdieu, Alain Darbel, Waldisa Rússio e Raymond Williams. As conclusões sugerem que, se o fato de trabalhar no museu não gera uma transformação concreta em hábitos de lazer, promove, ao menos, uma mudança no modo como estas trabalhadoras apreendem uma instituição museológica e trabalhos de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Valdanha de Araujo, Universidade de São Paulo

Mestrado no programa de Estudos Culturais da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo). Possui graduação em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e especialização em sociologia pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; 2019). Experiência profissional em comunicação, com ênfase na área cultural.

Martin Jayo, Universidade de São Paulo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Referências

BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis: Vozes, 1972.

BOTELHO, Isaura. Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. Espaço & Debates, São Paulo, n. 43-44, 2003.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2016.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010.

MEIHY, José Carlos Sebe Bon. Augusto e Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006.

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

PERROTA-BOSCH, Francesco. Lina: uma biografia. São Paulo: Todavia, 2021.

RÚSSIO, Waldisa. Museu: uma organização em face das expectativas do mundo atual. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010a, p. 45-56.

RÚSSIO, Waldisa. Alguns aspectos do patrimônio cultural: o patrimônio industrial. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010b, p. 147-159.

RÚSSIO, Waldisa. A difusão do patrimônio: novas experiências em museus, programas educativos e promoção cultural. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010c, p. 164-175.

RÚSSIO, Waldisa. Museu, para quê? (A necessidade da arte). In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010d, p. 69-77.

RÚSSIO, Waldisa. Museologia e identidade. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010e, p. 176-185.

RÚSSIO, Waldisa. Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010f, p. 203-210.

RÚSSIO, Waldisa. Exposição: texto museológico e o contexto cultural. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010g, p. 137-143.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

Araujo, G. V. de, & Jayo, M. (2025). Acesso à arte por trabalhadoras terceirizadas de limpeza no Masp. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e71706. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71706