Da escala do planejamento urbano ao cuidado da casa comum: uma agenda submersa da injustiça ambiental

Auteurs-es

  • Fernando de Oliveira Amorim
  • Donizete José Xavier

DOI :

https://doi.org/10.23925/rct.i92.40158

Mots-clés :

planejamento urbano, justiça ambiental, degradação socioambiental, agenda submersa, Laudato Si

Résumé

Crescimento demográfico, mobilidade social impulsionada pelo êxodo rural e acelerado processo de urbanização transformam o meio físico e social das cidades brasileiras. Planos e processos de intervenções urbanas no contexto destas transformações são permeados por relações entre diferentes grupos que atuam nas políticas públicas. Com interesses próprios, estes grupos influenciam o padrão de uso do espaço urbano ao dosar recursos financeiros disponíveis e ao direcionar ações do Estado na alocação espacial de meios de consumo coletivo e de infraestrutura para diferentes segmentos da sociedade. Assim, direcionam onde e como são investidos os recursos públicos, gerando diferentes acessos a diferentes serviços para diferentes pessoas, concretizando desigualdade socioespacial. Este contexto socioeconômico que marca há muito as relações entre Estado e capital imobiliário no Brasil é interpretado como justificativa material e histórica ao compreender como se desenvolve a promoção, ou não, de infraestrutura urbana em assentamentos precários em área de proteção ambiental e de mananciais. Neste contexto, como preconiza a “Carta Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum” é necessário repensar a relação entre cidade e natureza considerando a questão ambiental urbana como conceito e prática de proteção do meio ambiente num processo de acelerada degradação socioambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Fernando de Oliveira Amorim

Graduação em Filosofia (USF, 2002), graduação em Arquitetura e Urbanismo (Unesp, 2008), Pós-graduação em Planejamento e Gestão Municipal (Unesp, 2006), mestrado em Geografia Urbana (Unesp, 2011) e doutorado em Planejamento Urbano (FAUUSP, 2016).

Donizete José Xavier

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1993). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1996) e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (2002). Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-21

Numéro

Rubrique

Artigos