A presença real de Cristo na eucaristia

do Concilio de Trento às novas perspectivas atuais

Autores

  • Wilner Charles PUCRS
  • Luiz Carlos Susin PUCRS

Palavras-chave:

Concílio de Trento, Cristo, Eucaristia, Presença real

Resumo

Este artigo aborda a temática da presença real de Cristo na Eucaristia a partir do Concilio de Trento às novas perspectivas atuais. Investiga-se como o Concílio de Trento entende a presença real de Cristo na Eucaristia. E determina novos entendimentos possíveis da presença real de Cristo hoje. A eucaristia é o núcleo central da interpretação da presença real de Cristo no pão e no vinho, mas ao mesmo tempo é possível interpretar essa presença a partir dos outros entes. O Concílio de Trento destaca duas maneiras da presença de Cristo: natural e sacramental. A presença natural é no sentido de que Cristo está à direita do Pai. A presença sacramental é a profissão de fé de que Cristo está na Eucaristia. Cristo está presente em todos os atos litúrgicos. Isto é nos momentos celebrativos da vida inclusive numa celebração de aniversário. Está presente em todos os fiéis que assumem seu compromisso batismal seguindo e atuando o projeto de Deus revelado por Cristo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilner Charles, PUCRS

Doutorando em Teologia sistemática na PUCRS. Sou religioso da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales e trabalho na paróquia Santa Isabel em Viamão/RS. Contato: charleswilner@yahoo.fr.

Luiz Carlos Susin, PUCRS

Professor em teologia fundamental e antropologia teológica no Programa de Pós-graduação em teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Contato: lcsusin@pucrs.br

Referências

ALDAZÁBAL, José. A Eucaristia. Petrópolis: Vozes, 2002.

BARRETO, Juan; MATEOS, Juan. O Evangelho de São João: Grande comentário bíblico. São Paulo: Paulinas, 1989.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 2018.

BUYST, Ione; DA SILVA, José Ariovaldo. O Mistério celebrado: Memória e compromisso I: Teologia litúrgica. São Paulo: Paulinas, 2003.

CARRA, Zeno. Estudo Teológico Fundamental sobre a presença eucarística de Cristo. Assisi: Cittadella Editrice, 2018.

Catecismo da Igreja Católica. CNBB: 2013.

CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM: A sagrada Liturgia. CNBB, 2003.

ESCOLA MATER ECCLESIAE. História da Liturgia: A vida litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica Textos complementares e exercícios. Disponível em https://textosparaestudo.files.wordpress.com/2014/08/apostila-de-liturgia-1b.pdf acesso em 26/05/2021 em 26/05/2021.

GRILLO, Andrea. A sineta na consagração e a transubstanciação. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/573421 Acesso em 28/06/2021.

GRILLO, Andrea. Presença real e transubstanciação: conjecturas e esclarecimentos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/574938-presenca-real-e-transubstanciacao-conjecturas-e-esclarecimentos-artigo-de-andrea-grillo Acesso em 28/06/2021.

JOÃO FRANCISCO, Manoel; BUYST, Ione. O mistério celebrado: Memória e compromisso II. São Paulo: paulinas, 2003.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica: Ecclesia de eucaristia# 185. São Paulo: Paulinas, 2003.

SCHNEIDER, Theodor. Manual de Dogmática. Volume II. Petrópolis: Vozes, 2012.

VERHEUL, Ambroos. A estrutura da fundamental da eucaristia. São Paulo: Paulinas, 1982.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê