Teologia cristã latino-americana Anotações sobre a Área de Concentração do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP

Autores

  • Antonio Manzatto
  • Matthias Grenzer

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i89.34453

Palavras-chave:

Teologia, Cristianismo, América-Latina, Universidade, Estudos avançados

Resumo

Acolhendo o debate atual sobre a presença da teologia no mundo acadêmico, o estudo aqui apresentado descreve a proposta epistemológica que o Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP faz à comunidade científica. Ao intitular sua única Área de Concentração de “Teologia cristã”, é preciso destacar o significado do termo “teologia” e, especificamente, o núcleo fundante e identitário da teologia cristã. Como a fé cristã e a prática que ela produz sempre se dão em determinados contextos histórico-sociais, também a teologia, como ciência hermenêutica e estudo crítico de tais realidades, assume traços característicos. Nesse sentido, a teologia cristã pesquisada no PPG em Teologia da PUC-SP se caracteriza, epistemologicamente, como latino-americana, sendo que sua reflexão adquire, justamente a partir dessa identidade, uma capacidade dialogante maior com relação às demais realidades humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Manzatto

Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Docente-permanente no PEPG em Teologia da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa “Literatura, Religião e Teologia” (LERTE).

Matthias Grenzer

Doutor em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia St. Georgen em Frankfurt, Alemanha. Docente-permanente no PEPG em Teologia da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa “Tradução e Interpretação do Antigo Testamento” (TIAT).

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Artigos