BNCC

Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51258

Palavras-chave:

BNCC, modelo de coalizão de defesa, sistema de crenças, currículo.

Resumo

O processo de construção da BNCC foi marcado por um cenário de instabilidade política e de embates entre inúmeros atores envolvidos em sua elaboração. Na ocasião, dois grupos se formaram, um se posicionando a favor e outro contrário à criação da Base. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender os principais argumentos que sustentam os dois posicionamentos a partir dos conceitos de sistema de crenças e de coalizões de defesa de Paul Sabatier. Para tanto, analisamos dois documentos publicados por duas entidades que representam, cada qual, uma coalização. Embora partam de conceitos comuns, como direito à educação, desigualdade de aprendizagem, homogeneização do ensino e qualidade educacional, as coalizões assumem posicionamentos diferentes, o que traz mais questionamentos do que esclarecimentos acerca da compreensão desses conceitos.

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Biografia do Autor

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio). Professora do Departamento de Educação da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Deisilucy de Aragão F. Sequeira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio); Coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica.

Alda Siqueira Lage, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Educação (PUC-Rio); Pedagoga Social e Apoio à Direção Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). 

Tatiane Rodrigues Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Educação (PUC-Rio); Pedagoga Social e Apoio à Direção Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).

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Publicado

2023-03-30

Edição

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Artigos