Os Currículos Cinematográficos e a Formação da Identidade Profissional Docente

um recorte de Gênero

Autores

  • Gabriel Petter da Penha Secretaria de Estado de Educação do Ceará (Seduc-CE)
  • Patrícia Barbosa Pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64648

Palavras-chave:

profissão docente, gênero, currículo, cinema e audiovisual

Resumo

Este artigo procura compreender como as imagens e discursos veiculados através de filmes cujas protagonistas são professoras podem influenciar na constituição da identidade profissional docente em um recorte de gênero. Partindo do pressuposto da incompletude inerente à imagem e ao discurso cinematográficos, utilizamos a Análise de Discurso de vertente franco-brasileira como referencial teórico-metodológico. Doravante, apresentamos um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da exibição do docudrama brasileiro Carregadoras de Sonhos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a caracterização das professoras nos filmes populares levanta questões acerca das dificuldades da profissão docente, mas também manifesta a mistificação da docência impregnada de valores atribuídos por discursos androcêntricos.

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Biografia do Autor

Gabriel Petter da Penha, Secretaria de Estado de Educação do Ceará (Seduc-CE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da rede pública estadual de ensino (Seduc-CE).

Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação, no qual atua nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de Pesquisa "Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação", e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, nas linhas "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática" e "Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC - Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino. 

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Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

Artigos