Rios de ressignificação
(des)construções curriculares na constituição do professor de matemática a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno de 2002, 2015 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65683Palavras-chave:
currículo, resoluções CNE/CP, projetos pedagógicos curriculares, subversão responsável, colaboraçãoResumo
Este artigo, retirado de uma dissertação homônima, teve como objetivo compreender os processos e efeitos da ressignificação das diretrizes curriculares para formação de professores, materializados no Projeto Pedagógico de um curso de Licenciatura em Matemática. Como embasamento teórico utilizou-se conceitos como Educação Problematizadora, Dialogicidade, Insubordinação Criativa, Subversão Responsável e Colaboração. Quanto à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, empregando a pesquisa documental. Para a análise dos dados, recorreu-se à Análise Textual Discursiva. Os resultados alcançados foram sintetizados no metatexto intitulado “Entre imersões e reflexões: dimensões que constituem a formação de professores de matemática”. Como conclusão, observou-se que o uso da Insubordinação criativa evidenciou a importância da flexibilidade no desenvolvimento dos cursos de formação de professores.
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