Ríos de resignificación

(de)construcciones curriculares en la constitución del profesor de matemáticas a partir de las resoluciones del Consejo Nacional de Educación/Consejo Pleno de 2002, 2015 y 2019

Autores/as

  • Tatiane da Silva Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65683

Palabras clave:

currículo, resoluciones CNE/CP, proyectos pedagógicos curriculares, subversión responsable, colaboración

Resumen

Este artículo, extraído de una disertación homónima, tuvo como objetivo comprender los procesos y efectos de la resignificación de las directrices curriculares para la formación de profesores, materializados en el Proyecto Pedagógico de un curso de Licenciatura en Matemáticas. Como base teórica se utilizaron conceptos como Educación Problematizadora, Dialogicidad, Insubordinación Creativa, Subversión Responsable y Colaboración. En cuanto a la metodología, se optó por un enfoque cualitativo, empleando la investigación documental. Para el análisis de los datos se recurrió al Análisis Textual Discursivo. Los resultados obtenidos fueron sintetizados en el metatexto titulado ‘Entre inmersiones y reflexiones: dimensiones que constituyen la formación de profesores de matemáticas’. Como conclusión, se observó que el uso de la Insubordinación Creativa evidenció la importancia de la flexibilidad en el desarrollo de los cursos de formación de profesores.

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Biografía del autor/a

Tatiane da Silva Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É editora chefe da Revista em Educação Matemática TANGRAM (Qualis A3). Foi Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD).

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Publicado

2025-10-17

Número

Sección

Artigos