MEMORIAL

Authors

  • Mere Abramowicz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Keywords:

Memorial. Percurso. Carreira docente.

Abstract

Este trabalho apresenta o meu memorial que se propõe a refazer a trajetória de vida revivendo conquistas pessoais e acadêmicas. Procuro questionar o passado à luz do presente buscando captar o que de significativo e coerente, em termos de permanência, pude registrar. Trago aqui minhas inquietações e militâncias representando um momento de descoberta da nobreza do ofício de pensar. Assinalo aqui minha formação inicial acadêmica pedagógica para continuar avançando na carreira até chegar a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Destaco as vertentes teóricas que me conduzem até os dias de hoje, o exercício do ofício de docente-orientadora, líder de Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq, autora de artigos, textos e livros, representando a possibilidade de vivenciar duas das minhas paixões: a paixão de conhecer e a paixão de transformar o mundo. Foram estas paixões que balizaram o que sou hoje, um misto de educadora e pesquisadora, uma privilegiada “trabalhadora da memória”, protagonista da história e autora deste texto que destaca uma modalidade de reflexão que privilegia a compreensão do agora a partir de outrora, eivada de sentimento, reaparição do feito e não sua mera repetição. Devo a esta caminhada a minha consciência crítica comprometida com a tarefa política de produzir conhecimentos capazes de contribuir para uma solução democrática dos problemas da sociedade brasileira. Busco aliar a competência técnica ao compromisso social, enfrentando o desafio histórico de assegurar uma escola sem fracasso e com a melhor qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Mere Abramowicz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Titular do Curso de Pós Gradução em Educação: Currículo da PUCSP

Published

2016-12-30

Issue

Section

Memória e Documentos