A CONTRIBUIÇÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Authors

  • Marilia Gabriela Menezes Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Edineide Souza Sá Leitão SENAC-PE

Keywords:

Paulo Freire, educação libertadora, diálogo, prática pedagógica docente

Abstract

Neste artigo, em que tratamos de duas pesquisas inseridas no conjunto crítico do campo da educação, visamos compreender a contribuição da proposta educacional de Paulo Freire nas práticas pedagógicas docentes. Tomamos por base os princípios da educação libertadora em Paulo Freire, elegendo como categoria central o diálogo crítico; para entender a prática pedagógica docente, recorremos a João Francisco de Souza. Esses dois teóricos nos ajudaram a compreender a prática pedagógica docente na perspectiva crítica em que o processo educativo é influenciado pelos seus sujeitos e contextos. Para o desenvolvimento da pesquisa, apoiamo-nos na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de produção e coleta de dados a observação do cotidiano escolar. Quanto à organização e ao tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2008). Focalizamos as ações desenvolvidas na educação infantil e na educação de jovens e adultos, no chão das escolas, a fim de acompanhar o trabalho docente. Os estudos feitos revelaram que os referenciais freireanos oferecem elementos para fundamentar a prática pedagógica docente voltada à formação humana do sujeito no processo de escolarização.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marilia Gabriela Menezes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco. Faz parte da rede freireana de pesquisadores vinculada a Catedra Paulo Freire PUC/SP.

Edineide Souza Sá Leitão, SENAC-PE

Bacharel em Comunicação Social-habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora de curso profissionalizante  do Serviço nacional de Aprendizagem Comercial- Senac-PE e Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.

Published

2016-04-11

Issue

Section

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"