COM-VIVER, COM-CIÊNCIA E CIDADANIA: UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN INTEGRANDO A TEMÁTICA DA SAÚDE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

Authors

  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Taís Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

temática da saúde, ensino fundamental, tecnologias digitais de informação e comunicação, pesquisa baseada em design

Abstract

Este trabalho tem como objetivo narrar o desenvolvimento, a implementação e análise de um conjunto de atividades e materiais educativos, construídos em parceria com professores do ensino fundamental, voltados para a integração da temática da Saúde no currículo escolar, de maneira transversal e com o uso de TDIC. Com base na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, no conceito ampliado de Saúde e na abordagem apropriada e crítica das TDIC, o projeto "Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania" foi desenvolvido no contexto de uma escola municipal do Rio de Janeiro, envolvendo sete professores e 40 alunos. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (jogo, debate, criação de jornal etc.) e integradas tecnologias físicas e digitais, tendo como enfoque o protagonismo e o letramento digital dos alunos. Todo o processo de planejamento e implementação foi documentado (entrevistas, relatórios de campo etc.) e analisado, gerando elementos para a construção de princípios de design.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ

Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas

Atua na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Ciências e Saúde

Taís Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ

Laboratório de Tecnologias Cognitivas

Atua na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Ciências e Saúde

 

Published

2016-09-30

Issue

Section

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"