<strong>ESTUDAR E LECIONAR EM ESCOLAS EXEMPLARES – CRUZAMENTO DE SENTIDOS</strong>

Authors

  • Eurize Caldas Pessanha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

cultura escolar, professores, alunos

Abstract

Tomar a cultura escolar como objeto de investigação do currículo implica analisar o significado imposto aos processos de transmissão de saberes e inculcação de valores dentro desse espaço pois, objetivamente falando, o desenho da cultura escolar se faz pelos atores (professores, famílias, alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas, pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um tempo. Dados de uma pesquisa sobre a cultura escolar de quatro “escolas exemplares” evidenciam como professores e alunos enunciam em suas falas, o que significou, para eles estudar ou ser professor de/em uma escola exemplar. As normas disciplinares severas; a criação e manutenção de corais, bandas, grêmios, associações de alunos e associações de ex-alunos; a seletividade dos processos de admissão dos alunos; o grau de exigência; a “excelência” dos professores; e o respeito que cercava a relação dos alunos com seus professores indicam a preocupação de, além de ser exemplar, externar essa exemplaridade mesmo fora dos muros da escola. Edifícios de destaque, tombados pelo patrimônio histórico; professores e alunos escolhidos, ex-alunos e ex-professores em posições de destaque: assim se cruzam os sentidos da cultura escolar dessas “escolas exemplares” que proviam seus alunos e professores daquele habitus culto de que nos fala Bourdieu.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento de Educação Áreas de investigação: História da educaçã Currículo

Published

2013-04-30

Issue

Section

Artigos