AULA-TRADUÇÃO DA DIFERENÇA: OS MÉTODOS ESPIRITOGRÁFICO E SONHOGRÁFICO EM TRANSCRIAÇÕES INTERCAMBIANTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p794-816

Keywords:

Escrileitura, Tradução, Aula, Métodos.

Abstract

Este artigo defende o uso efetivo de dois métodos na educação da diferença – o espiritográfico e o sonhográfico – como movimentos funcionais abertos que colocam em curso uma prática de aula-tradução. Mostra que as pesquisas efetivadas por meio de escrileituras (leitura-e-escrita) possibilitam transformar os conhecimentos de um espírito que sonha em transcriações de nova escrita, criando sua própria realidade nas cercanias da linguagem curricular. Conclui que uma aula-tradução se afirma como uma poética disparadora de sentidos que dão a ver uma didática da invenção, afeita aos sonhos e às aventuras do intelecto na agoridade do magistério contemporâneo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Idalina Krause de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Realizou Estágio pós-doutoral na modalidade PDJ (Pós-doutorado júnior) com bolsa do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha Filosofias da Diferença e Educação (2018). 
Possui Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha Filosofias da Diferença e Educação. Especialização em Filosofia Clínica pela Faculdade João Bagozzi e Instituto Packter (2008). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Pesquisadora dos projetos: Dramatização do infantil na comédia intelectual do currículo: método Valéry-Deleuze; Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida; Didática da Tradução, transcriações do currículo: escrileituras da Diferença e A-TRADUZIR O ARQUIVO EM AULA: SONHO DIDATICO E POESIA CURRICULAR. Membro integrante do BOP – Bando de Orientação e Pesquisa; da Linha de Pesquisa 09 Filosofias da Diferença e Educação; do Grupo de Pesquisa DIF – artistagens, fabulações, variações e ESCRILEITURAS DA DIFERENÇA EM FILOSOFIA-EDUCAÇÃO. Tem suas pesquisas e produções de escrita voltada para as áreas de Filosofia e da Educação, com ênfase em Educação Contemporânea, Didática, Currículo e Literatura.

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora de Produtividade 1B do CNPq (2020-2021). Coordenadora da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS).

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora Colaboradora da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença-Educação (UFRGS).

References

BORGES, Jorge Luis. O livro dos seres imaginários. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CAMPOS, Maria Idalina Krause de. Espiritografias de cocriação dialógica. In: RODRIGUES, Carla Gonçalves (Org.). Caderno de Notas 5: arte, educação, filosofia. Oficinas produzidas em 2011. Pelotas: Ed. UFPel, 2013. p. 175-185.

CAMPOS, Maria Idalina Krause de. A Educação da Diferença com Paul Valéry: Método Espiritográfico. Projeto de tese - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CAMPOS, Maria Idalina Krause de. Paul Valéry educador. Porto Alegre: Ed. Mikelis, 2018.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 12.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

CORAZZA, Sandra Mara. Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação. In: CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS/Doisa, 2013. p. 41-70.

CORAZZA, Sandra Mara. Projeto de Pesquisa de Produtividade (CNPq). Didática da Tradução, transcriações do currículo: escrileituras da Diferença (2014-2019). 2014.

CORAZZA, Sandra Mara. Projeto de Pesquisa de Produtividade (CNPq). A-traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. (2019 – 2023). 2019a.

CORAZZA, Sandra Mara. A-traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. Educação em Revista, Minas Gerais. 2019b, v. 35. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100416&script=sci_arttext . Acesso em: 27 jul. 2019.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. In: FOUCAULT, Michel. El cuerpo utópico. Las heterotopías. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2010. p. 7-58.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. The Project Gutenberg. 2005. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/15489. Acesso em: 20 mar. 2020.

PAZ, Octavio. Signos em Rotação. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009.

REIS, Marina dos. Sonhografias de Aula. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019a.

REIS, Marina dos. O sonho na concepção da imagem errante. Alegrar. n. 24, p. 9-18, ago/dez 2019b. Disponível em: https://alegrar.com.br/alegrar-24/. Acesso em 28 mar. 2020.

VALÉRY, Paul. Tel Quel I. Paris: Gallimard, 1941a.

VALÉRY, Paul. Mélange. Paris: Gallimard, 1941b.

VALÉRY, Paul. Monsieur teste. São Paulo: Ática, 1997.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo Iluminuras, 2011.

VALÉRY, Paul. Lições de Poética. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2018.

Published

2021-06-30

Issue

Section

Artigos