<strong>“ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” - INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARES</strong>

Authors

  • Rita de Cássia Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Política curricular, Discurso, Identidade

Abstract

Resumo: O artigo discute, a partir de questão emergente em pesquisa sobre trajetória de uma proposta curricular numa rede municipal de ensino, a entrada do professor na rede de ensino - os tópicos da representação, sujeito/identidade na discussão que faz acerca da dimensão discursiva do social e a tensão universalismo/particularismo, em diálogo com as proposições de Ernesto Laclau e Homi Bhabha. Destaca-se a narrativa das professoras problematizando o processo político de construção de identidades coletivas, argumentando que essas se constituem em ato e não a partir de nem fundam princípios, o que traz implicações acerca da própria identidade docente. Defende-se que a problematização proposta contribua para o diálogo-produção de políticas curriculares, na observação do caráter cíclico e flutuante da significação, que não permite a fixação de fronteiras uniformes, mas exige pensar a construção de políticas curriculares como elaborações político-discursivas. Palavras-chave: política curricular – discurso – representação - identidade

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Rita de Cássia Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UERJ. Professora da Faculdade de Educação da UERJ e do programa de pós-graduação em Educação Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ)

Published

2013-08-31

Issue

Section

Artigos