<strong>A DIALÉTICA NEGATIVA ENQUANTO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ATUALIDADES</strong>
Keywords:
Dialética negativa - Metodologia de pesquisa – Bildung - Teoria daSemiformação - Theodor AdornoAbstract
Com o apoio de conhecidos estudiosos de epistemologias, metodologias e técnicas de pesquisa, como Thiollent, Sanchez Gamboa e Severino, este artigo se propõe a estudar elementos que constituem a metodologia da dialética negativa e suas contribuições para as pesquisas atuais na área das Ciências Humanas e Sociais, particularmente, na Educação. Inicialmente apresenta considerações sobre o conceito de Dialética negativa, nome de um dos principais livros de Theodor Adorno, publicado em 1966, mas cujo conceito se faz presente em ensaios e livros do pensador frankfurtiano desde os anos 1931. A Dialética negativa se constitui no diálogo com Hegel e, ao mesmo tempo, em contraposição à sua dialética idealista; a seguir, aborda dois elementos metodológicos que a constituem (são muitos): o duplo sentido do conceito e a ideia de constelação; e termina o texto com a análise de um modelo de utilização da metodologia da dialética negativa na educação, construído por Theodor Adorno, no ensaio Teoria da Semiformação.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2012-04-02
Issue
Section
Artigos
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






