<strong>ANÁLISE CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL</strong>

Authors

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Keywords:

Currículo - Escola de Tempo Integral - Cotidiano Escolar. ABSTRACT

Abstract

O presente trabalho objetiva analisar a implementação da Escola de Tempo Integral em Minas Gerais, identificando, no cotidiano escolar, os indicadores que apontam para a construção curricular na dimensão da Educação Integral a qual, para diversos autores, é aquela que tem por princípio basilar o acolhimento dos educandos em sua multidimensionalidade e, que se compromete com as necessidades do indivíduo para além do acúmulo informacional. A análise dos dados coletados nos permite apontar que a Escola de Tempo Integral requer mais do que a extensão do tempo de permanência do aluno em seu interior. É necessário considerar a necessidade de uma nova organização da escola que contemple a reorganização curricular, a reorientação do tempo e do espaço, o redimensionamento das práticas pedagógicas, a reestruturação das relações estabelecidas entre os sujeitos protagonistas da escola e o objeto de conhecimento, entre outras questões que emergem na construção do cotidiano escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Doutorado em Educação: Currículo pela PUCSP. Docente da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Published

2012-04-02

Issue

Section

Artigos