<strong>PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA INTEGRANTE DO PROJETO UCA-UNICAMP</strong>
Palabras clave:
Projeto UCA, Robótica Pedagógica, Material Alternativo, Currículo, Formação de professoresResumen
O projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação - MEC, em desenvolvimento no contexto da Robótica Pedagógica, tem como parceiros o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município de Campinas e uma escola municipal desta cidade. No Estado de São Paulo o projeto UCA-UNICAMP foi responsável pela preparação das equipes locais de formação, em outros três municípios, Pedreira, São Paulo e Sud Mennucci, no uso de computadores classmate (http://pt.wikipedia.org/wiki/) integrados ao currículo. A partir de 2010, a área de Robótica Pedagógica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP tem desenvolvido pesquisa com vistas à utilização do computador classmate para controle de dispositivos robóticos com finalidades educacionais. Pelo fato da Robótica Pedagógica se tratar de uma área de conhecimento interdisciplinar, a realização de atividades de pesquisa nesta área envolvendo alunos e professores na sala de aula, tem-se denotado extremamente interessante como forma de diversificação do currículo, sobretudo do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa de formação de professores realizou-se num contexto de uso do computador classmate, em sala de aula, para trabalhar a Robótica Pedagógica junto a uma Escola Pública, integrante do projeto UCA. Na metodologia de trabalho optou-se primordialmente na utilização de material alternativo de baixo custo e, no desenvolvimento de atividades passíveis de enriquecerem o ambiente de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas etapas e articulações que envolveram a pesquisa e os resultados alcançados no processo de implantação da Robótica Pedagógica no currículo da EMEF Elza MariaPellegrini de Aguiar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2014-10-08
Número
Sección
Dossiê temático: WEB CURRÍCULO
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






