O currículo por competências e o trabalho de professores

Autores

  • Joelma Lúcia Vieira Pires Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Educação)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p566-593

Palavras-chave:

Currículo por competências, Trabalho docente, Educação Básica

Resumo

Estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo que mantém parceria com uma empresa, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação para a adequação dos conteúdos das disciplinas ao tratamento de problemas sociais emergentes. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.

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Biografia do Autor

Joelma Lúcia Vieira Pires, Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Educação)

Profa. Dra. Adjunta III da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Núcleo: Política e Gestão da Educação). Doutorado em Educação pelo departamento de Ciências Sociais na Educação da FE-UNICAMP, Mestrado em Educação (Administração escolar) FEUSP, Graduação em Pedagogia pela FAE-UFMG.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos