ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE E CULTURA ESCOLAR: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A ANÁLISE DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA

Autores

  • Amélia Maria Araujo Mesquita Universidade Federal do Pará Federal
  • Genylton Odilon Rêgo Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p345-375

Palavras-chave:

Inclusion. Inclusiveness Elements. School Culture

Resumo

No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva problematizar esses engessamentos a partir de outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos que possibilitam reflexões acerca da inclusão enquanto elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola, e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.

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Biografia do Autor

Amélia Maria Araujo Mesquita, Universidade Federal do Pará Federal

Doutora em Educação (PPGED/UFPA); Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/ICED/UFPA (Belém/Pará/Brasil); Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão (INCLUDERE).

Genylton Odilon Rêgo Rocha, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia (USP/São Paulo). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/ICED/UFPA (Belém/Pará/Brasil); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão (INCLUDERE).

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Publicado

2017-06-30

Edição

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Artigos