(RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM AÇÃO: ELEMENTOS PROPICIADORES E CERCEADORES DA AUTONOMIA DO PROFESSOR

Autores

  • Daniela Schiabel Universidade Federal de Alfenas
  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p831-856

Palavras-chave:

Currículo, autonomia docente, currículo em ação

Resumo

Este trabalho analisa como se configura a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo escolar, no ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal do interior de Minas Gerais. O estudo fundamenta-se na concepção de currículo enquanto projeto e na compreensão do papel ativo do professor que se configura na possibilidade e/ou autonomia, que ele tem de transformar o currículo prescrito em momentos de construção de conhecimentos e de aprendizagens mais significativas para si mesmo e para seus alunos. Este trabalho está respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa com o enfoque na análise de conteúdo utilizando-se da análise documental, a observação participante de reuniões pedagógicas e entrevistas semiestruturadas, como instrumentos para a coleta de informações. A partir da interpretação, categorização e análise dos dados foi possível constatar que a legislação brasileira assegura a participação e a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo no cotidiano escolar. Entretanto, nota-se tentativas de cerceamento dessa autonomia, principalmente quando o currículo oficial é assumido sem a devida contextualização; verifica-se, também, que os professores exercem a autonomia no momento do currículo em ação, tendo em vista o processo de aprendizagem de seus alunos. Assim, conclui-se que o exercício da autonomia na (re)construção do currículo no cotidiano escolar constitui-se em um jogo de força e de poder entre as esferas legais, administrativas e pedagógicas, no qual os professores projetam suas possibilidades de autonomia profissional e modelam o projeto originário por meio do planejamento e da execução das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Schiabel, Universidade Federal de Alfenas

Professora de Carreira na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-MG), além de lecionar no curso de Pedagia. Desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão na área do Currículo e Formação de Professores. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-MG (2017). Na linha de pesquisa: Cultura, práticas e processos na educação, com ênfase em pesquisas na área do currículo, contemplado principalmente, o currículo em ação e a autonomia docente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Atuo como pesquisadora no grupo de pesquisa: Contextos Educacionais e produção do conhecimento (UNIFAL-MG). Além de realizar pesquisas no âmbito do protocolo internacional firmado entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade do Minho em Portugal (UMINHO).

 

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas

Professora Associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFAL-MG) na linha de "Cultura, práticas e processos educacionais", além de lecionar e pesquisar nos cursos de licenciaturas. Desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão na área de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores. Desenvolveu no ano letivo 2013-2014 estudos de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba Professora. É pesquisadora nos grupos "Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento", na UNIFAL-MG;"Currículo: Questões Atuais", na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e no Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2013.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, n. 248, p. 27833-27841.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 120-A, edição extra, p. 1-7.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação, Conferência Nacional de Educação Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília: MEC, 2010.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas, 1990. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-irtual/espaco-praxis-pedagogicas/GEST%C3%83O/o%20planejamento%20do%20trabalho.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2012.

GASPAR, Maria Ivone; ROLDÃO, Maria C. Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LEAL, Regina Barros. Planejamento do ensino: peculiaridades significativas. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2012.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolares suas competências. Curitiba: Positiva. 2009.

PACHECO, José. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PACHECO, José. A. Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005.

PIRES, Clarice. Referencias para um currículo Crítico-emancipatório na Universidade: Construindo um projeto educativo do Centro Universitário de Brusque-SC. 2005. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

ROLDÃO, Maria do Céu. Os professores e a gestão do currículo. Porto: Porto Editora, 1999.

ROLDÃO, Maria do Céu. Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. Aveiro, Portugal: Officina Digital, 2010.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIANA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano, 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos