O currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização

Autores

  • Jonas Bach Junior Professor Adjunto de Filosofia da Educação (UFTM).
  • Melanie Gesa Mangels Guerra Núcleo de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878

Palavras-chave:

currículo, Pedagogia Waldorf, Steiner

Resumo

 Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito do currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Professor Adjunto de Filosofia da Educação (UFTM).

Professor e vice-coordenador do Departamento de Educação da UFTM. Pós-Doutorado em Educação (Unicamp -2015).  Doutorado em Educação (UFPR e Alanus Hochschule - 2012), com bolsa sanduíche pelo programa Capes/DAAD. Mestrado em Educação (UFPR - 2007). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFPR) e licenciado em Filosofia (FAERPI).

Melanie Gesa Mangels Guerra, Núcleo de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW).

Coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW) e do Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Mestranda em Educação pela FEUSP.

Referências

AVISON, Kevin; RAWSON, Martyn. The tasks and content of the Steiner-Waldorf curriculum. Edinburgh, Escócia: Floris Books, 2016.

BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In:

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. V. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 290-308.

COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração curricular escolar. São Paulo: Ática, 2006.

DICK, Eduard. Filosofia: currículos básicos verticais: matérias 1o – 12o anos. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002. p. 179-181.

EDWARDS, Lawrence. Science in the Middle School. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 105-108

EVERETT, Roland. Child-Centered Science: reverence instead of vandalism. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 103-104.

GEBERT, Hans. Teaching Science Humanely. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 50-54.

HEYDEBRAND, Caroline von. Vom Lehrplan der Freien Waldorfschule. In: Die freie Waldorfschule: Mitteilungsblatt. Stuttgart (Alemanha): Verein für ein freies Schulwesen, 2016.

JAFFKE, Freya. Stages of Development in Early Childhood: tasks and goals for parents and educators. In: ALMON, Joan. (Org.). A deeper understanding of the Waldorf Kindergarten. Chatham, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2014. p. 5-28.

MASTERS, Brien. Science in Waldorf Education: General Survey. In: MASTERS, Brien. (Org.). Science in Education: Waldorf Curriculum Studies: volume 1. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2008. p. 10-37.

PANYR, Silva; BARZ, Heiner. Was ehemalige Waldorfschüler über ihre Schule denken. In: BARZ, Heiner; RANDOLL, Dirk. (Orgs.). Absolventen von Waldorfschulen. Eine empirische Studie zu Bildung und Lebensgestaltung. Wiesbaden, Alemanha: Springer Verlag für Sozialwissenschaften, 2007. p. 237-322.

PODIRSKY, Klaus. Der Waldorflehrplan: eine Antwort auf Identitätsverlust. 2016a. Disponível em: <http://klauspodirsky.at/pdf/MenschSein_MenschWerden_Der_Waldorflehrplan_eine_Antwort.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2016.

PODIRSKY, Klaus. Der Waldorflehrplan: integrative Erziehung. 2016b. Disponível em: <http://klauspodirsky.at >. Acesso em: 20 jun. 2016.

RICHTER, Tobias. A vida, o homem e o mundo que o rodeia. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002a. p. 141-146.

RICHTER, Tobias. Pontos de vista antropológicos relativos ao método e à didática do ensino médio. In: RICHTER, Tobias. (Org.). Objetivo pedagógico e método de ensino de uma escola Waldorf. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2002b. p. 45-49.

RICHTER, Tobias. Die Partitur des Waldorfcurriculums: Variationen über einem Generalbass. Salzburg (Alemanha): Rudolf Steiner Schule, 2014.

SCHOOREL, Edmond. Os primeiros sete anos: fisiologia da infância. São Paulo: Antroposófica, 2013.

STEINER, Rudolf. Die pädagogische Grundlage der Waldorfschule. In: STEINER, Rudolf. Aufsätze über die Dreigliederung des sozialen Organismus und zur Zeitlage 1915-1921. Dornach: Rudolf Steiner Verlag, 1982. p. 83-94.

STEINER, Rudolf. A arte da educação - II. Metodologia e didática no ensino Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2003.

STOCKMEYER, Emil August Karl. Rudolf Steiner’s Curriculum: for Steiner-Waldorf schools: an attemp to summarise his indications. Edinburgh, Escócia: Floris Books, 2015.

VEIGA, Marcelo da. Die Diskursfähigkeit der Waldorfpädagogik und ihre bildungsphilosophischen Grundlagen. In: BAUER, Horst P.; SCHNEIDER, Peter. (Orgs.). Waldorfpädagogik – Perspektiven eines wissenschaftlichen Dialoges. Frankfurt, Deutschland: Peter Lang, 2006.

WHITTEL, Bryan. Computing Curriculum: suggestions for a Waldorf school: part 1 of 2: Curriculum Development Approach. Boulder, EUA: Research Institute for Waldorf Education, 2003.

WIECHERT, Christof. Die Waldorfschule: eine Einführung. Dornach, Suíça: Verlag am Goetheanum, 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos