FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Lopes Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p286-314

Palavras-chave:

Conselhos Escolares. Participação. Pesquisa e Inovação Responsáveis.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições de um curso de formação continuada a distância, que aborda os conselhos escolares e a gestão democrática, para atuação profissional de seus egressos. As características do processo de formação proposto, que inclui a investigação e o levantamento de dados para elaboração de um plano de ação bem como o envolvimento de diferentes instituições e atores sociais, permite estabelecer aproximações com a abordagem Pesquisa e Inovação Responsáveis. A pesquisa realizou-se por meio de um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1113 participantes. Os resultados evidenciaram que as contribuições do curso foram muitas, sobretudo na aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Assim, conclui-se que a valorização da atuação profissional no processo de formação, pelo levantamento de informações e planejamento de ações, repercutiu sobre o contexto social, valorizando ações que privilegiam a gestão democrática para melhoria da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora no Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Fabiana Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.

 

 

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"