A “aposta na Primeira Infância” e a atuação da nova filantropia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e48651

Palavras-chave:

educação infantil, relação público-privada, terceira via

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, analisando suas concepções de Estado, de Sociedade Civil e de Educação Infantil. Como procedimentos metodológicos para a construção dos dados, optamos pela abordagem de etnografia de redes de Ball (2017) e, para a análise dos documentos, pelas contribuições da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001). As análises indicam que existe um movimento transnacional em relação às políticas educacionais e que os conceitos difundidos pela Fundação em análise coadunam-se com os defendidos pelos teóricos da Terceira Via, revelando a emergência do denominado “empreendimentos sociais”, compondo a “nova filantropia”.

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Biografia do Autor

Melissa Daiane Hans Sasson, Universidade da região de Joinville (UNIVILLE)

Doutoranda de Psicologia Clínica pela Unisinos, Mestre em Educação pela Univille, Psicóloga clínica e docente do curso de Psicologia da FAP. Membro do grupo de pesquisas Políticas e práticas para a educação e infância - GPEI - Univille.

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. é Membro Associado do International Centre for the Study of the Mix Economi of Childcare (ICMEC) da University of East London. Participa do GT Infâncias y juventude - CLACSO. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica com concentração na educação infantil, Políticas Públicas para Educação Básica, com ênfase em Políticas Públicas para educação infantil, psicologia educacional.

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Publicado

2023-11-30

Edição

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Artigos