Compreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p669-693

Palavras-chave:

compreensão leitora, leitura, desempenho acadêmico, Ensino Médio

Resumo

A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alessandra Figueiró Thornton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora de escola pública estadual e privada.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Aprendizagem e Ensino, do PPGEDU/UFRGS.

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2022-06-29

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Artigos