Aprendizagem em fóruns da internet

imbricamento entre práticas sociais em rede e a expansão de conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55766

Palavras-chave:

aprendizagem social, práticas culturais, fórum virtual, Reddit

Resumo

O estudo investigou práticas de usuários de fóruns da internet na plataforma Reddit para compreender a natureza das interações nas trocas de mensagens. A partir do referencial da aprendizagem social como uma prática cultural, procedeu-se a uma análise para categorizar e compreender os tipos de mensagens e suas relações com a cultura dos fóruns e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para a codificação, foram utilizados três sistemas de classificação que resultaram em duas tipologias: mensagens típicas de fóruns, nem sempre associadas às temáticas, contendo piadas e memes, alinhadas a características do Reddit. E mensagens mais densas, relacionadas às temáticas, contendo trocas de informações e debates. A análise demonstrou um imbricamento entre a expansão de conhecimentos sobre temas abordados e o desenvolvimento de laços sociais típicos dos fóruns da internet, indicando a ocorrência da aprendizagem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo S. Junqueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação. Professor Associado do Instituto UFC Virtual. Lider do grupo LER/CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - FACED-Universidade Federal do Ceará

Diego Linhares Cruz Tabosa Barroso, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Sistema e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Generalista 3D.

Referências

Bardin, Lawrence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Bauer, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, Martin W.; Gaskell, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 189-217.

Burnett, Cathy; Wilkinson, Jeff. Holy Lemons! Learning from children’s uses of the Internet in out-of-school contexts. Literacy, v. 39, n. 3, p. 158-165, 2005. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-9345.2005.00416.x. Acesso em: 10 mar. 2020.

Cardoso, Márcia; Oliveira, Guilherme; Ghelli, Kelma. Análise de conteúdo. Uma metodologia de estudo qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347. Acesso em: 17 ago. 2021.

Chi, Michelene; Wylie, Ruth. The ICAP framework: Linking cognitive engagement to active learning outcomes. Educational Psychologist, v. 49, n. 4, p. 219-243, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1044018.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

Dubovi, Ilana; Tabak, Iris. An empirical analysis of knowledge co-construction in YouTube comments. Computers & Education, v. 156, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131520301378. Acesso em: 04 mar. 2020.

Duffy, Peter. Engaging the YouTube Google-Eyed generation: Strategies for using Web 2.0 in Teaching and Learning. Electronic Journal of e-Learning, v. 6, n. 2, p. 119-130, 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1098687.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.

Faraco, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Goodnow, Jacqueline Jarrett; Miller, Peggy J.; Kessel, Frank. Cultural practices as contexts for development. Hoboken: Jossey-Bass, 1995.

Greenhow, Christine; Gibbins, Thor; Menzer, Melissa. Re-thinking scientific literacy out-of-school: Arguing science issues in a niche Facebook application. Computers in Human Behavior, v. 53, p. 593-604, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563215004719. Acesso em: 07 abr. 2020.

Hanks, William. Language and communicative practices. Boulder, Colorado: Westview Press, 1996.

Hattingh, Marié. A preliminary investigation of the appropriateness of YouTube as an Informal learning platform for pre-teens. In: Haoran, Xie; Popescu, Elvira; Hancke, Gerhard; Manjón, Baltasar Fernández (org.). Advances in Web-Based Learning – ICWL 2017, Cham: Springer International Publishing, 2017. p. 101-110.

Holland, Alison Anderson. Effective principles of informal online learning design: A theory-building metasynthesis of qualitative research. Computers & Education, v. 128, p. 214-226, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131518302719. Acesso em: 12 mai. 2021.

Junqueira, Eduardo; Lima, Luciana. Fóruns virtuais em processos de aprendizagem autônoma e colaborativa. In: Ribeiro, Ana Elisa; NovaisS, Ana Elisa. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012. p. 32-53.

Krystal, David. Language and the internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

Lave, Jean. Situating learning in Communities of Practice. In: Resnick, Lauren B; LEVINE, John; Behrend, Stephanie. Perspectives on socially shared cognition. Washington, D.C: American Psychological Association, 1991. p. 121-150.

Lemos, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Manca, Stefania. Social network sites in formal and informal learning: potentials and challenges for participatory culture. RiMe. Rivista dell’Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea, p. 77-88, 2018. Disponível em: https://rime.cnr.it/index.php/rime/article/view/35/32. Acesso em: 15 mar. 2020.

O’Reilly, Tim. What is Web 2.0: Design patterns and business Models for the next generation of software. 2005. Disponível em: https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 18 jun. 2021.

Pereira, Tânia Elizette Barata; Junqueira, Eduardo Santos. Fóruns generalistas da internet: trocas e processos de aprendizagens. Encontros Universitários da UFC, v. 4, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/download/67089/183196. Acesso em: 13 mai. 2020.

Phillips, Denis Charles; Soltis, Jonas F. Perspectives on learning. New York: Teachers College Press, 2004.

Rakovic, Mladen; Marzouk, Zahia; Liaqat, Amna; Winne, Philip; Nesbit, John C. Fine grained analysis of students’ online discussion posts. Computers & Education, v. 157, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131520301809. Acesso em: 06 mai. 2020.

Reddit. A página inicial da internet. 2019. Disponível em: https://www.reddit.com/. Acesso em: 15 jun. 2019.

Reddit. Tópico. Estou fazendo um jogo sobre o Brasil pré-histórico, feedback é muito bem vindo (follow up nos comentários). São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/bmmtb6/estou_fazendo_um_jogo_sobre_o_brasil_pr%C3%A9hist%C3%B3rico/emybytn/?context=8&depth=9. Acesso em: 17 maio 2019.

Reddit. Tópico. Eu forcei um bot a assistir mais de 1000 horas de novelas da Globo e depois pedi que ele escrevesse uma novela. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/cqrltu/eu_forcei_um_bot_a_assistir_mais_de_1000_horas_de/ewypear/?sort=old. Acesso em: 12 abr. 2019.

Rogoff, Barbara; Baker-Sennett, Jacqueline; Lacasa, Pilar; Goldsmith, Denise. Development through participation in sociocultural activity. New directions for child and adolescent development, v. 1995, n. 67, p. 45-65, 1995. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cd.23219956707. Acesso em:10 mar. 2020.

Rogoff, Barbara. The cultural nature of human development. New York: Oxford University Press, 2003.

Sampaio, Rafael Cardoso; Barros, Samuel Anderson Rocha; Morais, Ricardo. Como avaliar a deliberação online? Um mapeamento de critérios relevantes. Opinião Pública, v. 18, n. 2, p. 470-489, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/RKDdStBFbRzJJXRNcDNFh3d/. Acesso em: 04 maio 2020.

Scardamalia, Marlene; Bereiter, Carl. Knowledge building: Theory, pedagogy, and technology. In: Sawyer, Robert Keith. Cambridge handbook of the learning sciences. New York: Cambridge University Press, 2006. p. 97-118.

Scardamalia, Marlene. Collective cognitive responsibility for the advancement of knowledge. In: Bereiter, Carl. Liberal education in a knowledge society. Chicago: Open Court, 2002. p. 45-72.

Schrire, Sarah. Knowledge building in asynchronous discussion groups: Going beyond quantitative analysis. Computers & Education, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131505000539. Acesso em: 11 jun. 2020.

Shapiro, Matthew; Park, Han Woo. More than entertainment: YouTube and public responses to the science of global warming and climate change. Social science information, v. 54, n. 1, p. 115-145, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0539018414554730. Acesso em: 11 maio 2020.

Singer, Philipp; Ferrara, Emilio; Kooti, Farshad; Strohmaier, Markus; Lerman, Kristina. Evidence of online performance deterioration in user sessions on Reddit. PLOS ONE, v. 11, n. 8, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27560185/. Acesso em: 10 maio 2020.

Singh, Vandana; Holt, Lila. Learning and best practices for learning in open-source software communities. Computers & Education, v. 63, p. 98-108, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131512002862. Acesso em: 10 maio 2020.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Edição

Seção

Artigos