Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio

implicações sobre a Formação das Juventudes e o Trabalho Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61320

Palavras-chave:

contrarreforma do Ensino Médio, Currículo Base do Território Catarinense para o ensino Médio, formação das juventudes, trabalho docente

Resumo

Este artigo objetiva analisar elementos do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (CBTCEM) a partir da problemática: Quais as implicações do CBTCEM na precarização da formação das juventudes e do trabalho docente? Amparou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, interpretativo e analítico, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Tem entre os referenciais teóricos Thiesen (2021) e Frigotto e Ramos (2016). Identificamos que o CBTCEM foi elaborado e aprovado de forma aligeirada, e sua composição ultraflexível reduz significativamente a Formação Geral ao ofertar itinerários formativos que, pela sua estruturação, precarizam a formação das juventudes e o trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Martini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha de pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais. Licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2010). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC). Tem experiência na área de Educação atuando como professora de História na Educação Básica. Atualmente é professora de História da Rede Municipal de Ensino de Joinville - SC.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Exerceu a função de Integradora de Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de São Miguel do Oeste no período de 2005 à 2007 e de Supervisora de Educação Básica e Profissional nos anos de 2008 e 2009. De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC), o qual foi aprovado pela CAPES em 2018.Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação. Coordena o PPGE-IFC desde dezembro de 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de Educação, Educação Profissional, Ensino Médio e Formação de Professores. É membro e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos